segunda-feira, outubro 17, 2011

"OS TEMPOS SÃO OUTROS..."


Ernesto Geisel, que substituiu Emílio Garrastazu Médici na presidência em 1974, deu início ao processo de abertura política no Brasil. Responsável pelo Pacote de Abril, que em 1977 fechou o Congresso e cassou deputados, Geisel, por outro lado, enquadrou militares linha-dura e acabou com o AI-5.

Em 1975, o fotógrafo Orlando Brito, do jornal O Globo, acompanhava o presidente em uma viagem oficial ao Rio Grande do Norte quando o viu passeando de calção pela praia. Disparou a clicar, mas achava que as fotos seriam censuradas - generais em roupa de banho não costumavam ser fotografados no Brasil da ditadura.

À revista Poder, Brito contou: "Fotografei dois rolos. Um escondi e outro ficou na câmera, pronto para ser tomado pelos militares". No café da manhã, um general perguntou o que estava fotografando na praia. Humberto Esmeraldo Barreto, secretário de Comunicação da Presidência, interveio: "Não há problema. O presidente foi à praia, um lugar público, e pode ser fotografado sem a farda. Os tempos são outros". Para Brito (e para o país), foi um divisor de águas. "Quando ele disse 'os tempos são outros', entendi que a partir dali a ditadura iria viver o princípio do fim".

(Extraído da revista Aventuras na História)

Nenhum comentário: