segunda-feira, abril 23, 2012

VIDA DE PROFESSOR...


O problema da Educação brasileira vai muito além daquilo que se possa imaginar. O buraco, que já é fundo, é bem mais fundo ainda.

Alunos hoje estão em séries escolares onde a sua aprendizagem não acompanha. Alunos no 6º ano que ainda não dominam a leitura e a escrita.

Alunos que não sabem ler, muito menos escrever, estão entrando no Ensino Fundamental Maior com uma grande desvantagem em relação aos outros.

Mas tudo que o Governo quer são números. Não importa como, o aluno deve passar de ano. Diminuir ao máximo o índice de reprovação é a meta.

O Governo não se importa com o que o aluno aprende ou deixa de aprender. Ele quer que ele passe de ano, mesmo sem aprender nada.

Um absurdo o que está acontecendo em nossas escolas. Antigamente, a reprovação era algo disciplinar. Ajudava o aluno. Hoje, é repudiada.

 Veja o que uma aluna de 6º ano respondeu em uma prova cuja resposta era simples. Decifre se for capaz.

 Isso é uma prova clássica de que tal aluna não domina a escrita. Mesmo o Professor constatando, não pode se dedicar exclusivamente a ela.

O Professor não tem como trabalhar as dificuldades de um aluno apenas pois possui salas com mais de 30 alunos. Não há espaço para tal.

Alunos que chegam ao Ensino Fundamental Maior nessa situação, deveria retornar ao Menor para aprender o básico: ler e escrever. Ou a Escola deveria ter um apoio pedagógico com Professores que tenham a função exclusiva de corrigir essas falhas, separadamente.

É impossível um Professor dedicar-se a corrigir uma falha de aprendizado de um ou dois alunos e deixar os outros de lado na sala de aula.

Outro grave problema da Educação brasileira está em casa: a ausência dos pais no cuidado com o aprendizado dos filhos.

A Escola apenas serve para direcionar os estudos e o aprendizado do aluno, mas a Educação propriamente dita, vem de casa. Da família.

A criança que grita com os pais, que fala palavrão em casa, não respeitará ninguém. Nem o Professor, nem qualquer pessoa na rua.

Ao invés dos pais supervisionarem os estudos dos filhos, tipo fazendo algo simples como olhar o caderno quando chegam da Escola, os pais preferem acreditar que um milagre está se manifestando na Escola e que os filhos sairão de lá cidadãos bem educados. Ilusão.

Os filhos que não são supervisionados em seus estudos pelos pais em casa, terão um aprendizado medíocre e insatisfatório.

Pais hoje não cumprem nem a simples tarefa de irem periodicamente à Escola perguntar aos Professores "como meu filho está indo?".

 Bom seria se todo pai soubesse a importância dessa pergunta: "Como meu filho está indo?".

Enquanto os filhos deveriam estar em casa estudando, sob a supervisão dos pais, eles estão em frente as TVs e os computadores.

Sem estudar, no dia das provas eles recorrem a esse antigo subterfúgio, a COLA.
 

Seria até cômico, se não fosse trágico!



Nenhum comentário: