segunda-feira, setembro 13, 2010

DAS AVENTURAS QUE EU FIZ...


Domingo eu participei de uma aventura inesquecível. Uma visita à duas cavernas (das várias) que existem no município de Felipe Guerra.

A visita a uma caverna não é algo fácil. O ambiente é totalmente inóspito e perigoso, pois existe uma fauna diferente (insetos e animais pessonhentos que não estamos acostumados a ver) que podem aparecer a qualquer momento. Sem falar no fato de que, em algumas cavernas, quando você anda alguns metros, o ar é rarefeito, o calor é castigante e o cansaço toma conta dos nossos sentidos. Acabamos por fazer pouco esforço mas por ficar suadíssimos e ofegantes.

Esse tipo de aventura/turismo não é aconselhável para pessoas sedentárias ou que não possuem um biotipo adequado. Para pessoas obesas é quase impossível se locomover dentro das grutas. Pessoas altas demais também podem sentir dificuldade de locomoção. Também não é bom para quem tem problemas cardíacos, para quem não se sente bem em lugares fechados (claustrofóbicos) e para quem entra em pânico com facilidade, afinal, não é sempre que você se vê diante da ameaça de um ataque de abelhas.


Mesmo com todas as dificuldades, a felicidade de participar de algo tão maravilhoso e raro (nem sempre se tem a oportunidade de entrar em uma caverna) supera qualquer adversidade e cansaço pós-visita.

P.S. Lembrando que a visita tem que ter todos os equipamentos e vestimentas necessários e aconselháveis para a segurança, como o capacete (indispensável), a lanterna (dentro de algumas cavernas a escuridão é total), calçado fechado, calça, camisa de manga comprida, protetor solar, água e luvas, além do acompanhamento de pessoas experientes, como espeleólogos.

Nenhum comentário: