quarta-feira, novembro 17, 2010

DAS COISAS QUE EU GOSTO...


Bem, não poderia deixar de expressar aqui uma das minhas grandes paixões, o Flamengo. Principalmente porque hoje, 17 de novembro, comemoramos a sua fundação, no ano de 1895.

Na verdade, o que se comemora nesse dia é a fundação do Grupo de Regatas do Flamengo. Só em 1902 é o nome mudou para Clube de Regatas do Flamengo.

As cores iniciais foram azul e ouro em listras horizontais bem largas. Entretanto, em 1898, por proposta de Nestor de Barros, houve mudança para as atuais vermelho e preto.

Nos primórdios, o Flamengo era um clube apenas de remo. Mas o futebol foi crescente e conquistando os brasileiros. Somente em 1911 é que o Clube fundou um departamento de esportes terrestres, incluindo o Futebol. Por ironia do destino, foram jogadores do seu grande rival, Fluminense, que, após uma cisão no clube das Laranjeiras, vieram para o Flamengo e montaram esse departamento de Futebol.


Trago então, aproveitando o ensejo, a letra de um belo samba falando sobre o Flamengo e paixão de ser rubro-negro. A composição desse samba é do ex-jogador Júnior.

Flamengo joga amanhã, eu vou pra lá.
Vai haver mais um baile no Maracanã.

O mais querido, é o clube do meu coração,
Eu já rezei pra São Jorge, pro Mengo ser campeão!
O mais querido é o clube do meu coração,
Eu já rezei pra São Jorge, pro mengo ser campeão!

Pode chover, pode o Sol me queimar, eu vou pra ver charanga do Jorge tocar.

Flamengo, Flamengo,
Tua glória é lutar,
Quando o Mengo perde eu não quero almoçar, eu não quero jantar.


Uma homenagem à essa torcida que não é torcida, é uma nação!

Nenhum comentário: