quinta-feira, janeiro 27, 2011

LIVRO - OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES


Eu sou muito apaixonado por Mitologia Grega, desde a minha infância. Hoje, como professor de História, e como amante da História, gosto de me aprofundar nesse tema em meus estudos e em minhas aulas. Tento fazer com que os alunos sintam a mesma paixão pela Cultura Grega, tão presente em nosso dia-a-dia.

O maior responsável por esse meu gosto pelos mitosgregos foi esse livro de Monteiro Lobato, Os Doze Trabalhos de Hércules. Misturando a Turma do Pica-Pau Amarelo - que eu também adorava - com os temas mitológicos de uma forma engraçada e aventuresca, Lobato nos leva para esse mundo de um jeito simples e explicativo.

Esse é um livro que toda criança deveria ler. Até hoje ainda tenho vontade de lê-lo novamente. Ainda fazê-lo-ei.


Os Doze Trabalhos de Hércules é um livro infantil em dois volumes, escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1944.

Após visitar a Grécia Antiga em O Minotauro, e testemunhar a morte da Hidra de Lerna, Pedrinho fica obcecado com Hércules e decide retornar com Emília e Visconde para presenciar os outros onze trabalhos do grande herói grego. Chegando à Neméia, o trio sobe em uma árvore para evitar o Leão de Neméia, e vêem quando Hércules chega e falha nas tentativas de matar a fera com flechas e clava, já que o animal é invulnerável. Sabendo como a história termina, eles o ajudam, gritando "sufoque-o, senhor Hércules!", o que lhes rende a amizade do herói.

Através das viagens que os personagens do sítio empreendem com Hércules, Lobato não conta só os doze trabalhos, como também os principais e mais belos trechos da mitologia grega, em uma linguagem apropriada para crianças e com uma riqueza de detalhes raramente encontrada em outros livros, mesmo para adultos. Em contraste com a versão da Disney, que suprime os adultérios e trapaças dos deuses, com o absurdo de fazer Hércules filho de Hera, em Monteiro Lobato os deuses são mostrados de forma fiel à mitologia.

Dois personagens foram criados para essa obra: Meioameio, "potrinho" de centauro que faz amizade com Pedrinho; e Minervino, mensageiro de Palas Atena, que volta e meia aparece para auxiliar os protagonistas ou discutir mitologia com o Visconde. Na verdade, no final do segundo volume, Emília pergunta o nome verdadeiro a Minervino, e ele responde: "Belerofonte".


Nenhum comentário: