terça-feira, julho 12, 2011

OPINIANDO... O PRECONCEITO TELEVISIVO EM RELAÇÃO AOS EMPREGOS PÚBLICOS


Já perceberam que nas novelas sempre se exalta a carreira profissional privada? 

Em todas as novelas, a principal fonte de riqueza é uma grande empresa de uma determinada área comercial. Há o grande fundador da empresa, que geralmente sempre está indo bem no mercado. Há também os herdeiros do grupo e aqueles que querem conseguir derrubar o grande "império" ou assumir o controle dos negócios.

Todos aqueles que não trabalham na área privada, são visto como vagabundos, golpistas ou perdedores. Só é rico quem trabalha numa (ou é dono) grande empresa.

Nunca vi em uma novela mostrar o lado bem sucedido de pessoas que passam em Concurso Público. Nunca vi o personagem principal da trama (o "mocinho") ser um policial federal, um promotor público, um juiz, médico, advogado, enfermeiro. Não há uma valorização do sucesso conquistado através de um cargo público. 

Sempre que tem algum personagem com emprego público, ele não é mostrado como alguém que tem uma boa vida, boa casa, boa situação financeira. É apenas "mais um alguém" na trama.

Seria isso um preconceito contra os funcionários públicos?

3 comentários:

maninho1967@hotmail.com disse...

Olá, na novela "Água Viva" o personagem interpretado pelo saudoso Raul Cortez, era um médico, bem sucedido.

João Paulo Barra disse...

Geralmente, quando é médico, é o melhor do Brasil na sua área. A referência nacional. Mas ser médico é fácil. Quero ver é ser bem sucedido e rico sendo um professor universitário.

Jarlene Morais disse...

Um bom exemplo do preconceito contra cargos públicos é o de Lineu de "A Grande Família". Ele é funcionário de uma repartição pública e por isso, sofre preconceito a todo momento, principalmente por não ganhar tão bem e também por ser o certinho da repartição, enfatizando ainda, a crença de que funcionário público é preguiça e não faz seu serviço direito.