segunda-feira, setembro 05, 2011

VIDA DE PROFESSOR...

 
E continua a humilhação aos professores feita pelo (des)Governo do Estado do RN.

A última agora foi em relação à merenda escolar, que, por Lei, deve ser servida apenas aos alunos. Devido as sobras (que não são poucas), é comum servir a merenda aos funcionários da escola, incluindo professores.

O fato é que, de uma hora pra outra, o Ministério Público, acreditando estar ao lado dos interesses do alunado, baixou uma Portaria para fazer valer de fato a Lei, inclusive ameaçando cumprir as punições aos diretores que infringirem-na.

O problema é que a Lei é uma aberração feita por pessoas que desconhecem a verdadeira realidade das escolas. Fala sobre o valor nutritivo e balanceado da merenda, como se cuscuz com sardinha fosse bastante nutritivo. Ou, como se um copo de iogurte com 4 bolachas cream cracker ou vitarella fossem o suficiente para encher o "bucho" de uma criança que acordou de 05h00 da manhã numa comunidade rural para vir à escola.

Também não leva em conta o fato de que, em muitas escolas, a grande maioria dos alunos preferem as pipocas "chilitos" ou pastéis com refrigerante ao invés da "nutritiva" merenda.

A pior aberração da Lei é o fato de que a merenda tem de ser descartada caso sobre. Ora, em um país onde muitas pessoas ainda passam fome, porque não doá-las à famílias carentes ou associações beneficentes? Ou ainda, reutilizá-las como adubo orgânico para as hortas que existem na própria escola (pelo menos, em algumas).

O mais interessante é que o MP está disposto a fazer cumprir essa Lei, mas vira as costas para a Lei do transporte escolar, que visa a segurança dos alunos. Todos os dias, milhares de crianças e adolescentes são transportados em carros tipo "pau-de-arara" como se fossem animais. Mesmo quando há ônibus como transporte, estes não apresentam os principais ítens de segurança, como o cinto em todos os assentos, alunos em pé, pneus carecas. Para essa Lei, que protege a vida dos alunos e, por isso, mais importante, o MP fecha os olhos, mesmo sabendo que ela é descumprida em todas as cidades.
 
Mas fazer o quê, se vivemos num país onde os políticos podem roubar milhões dos cofres públicos e não são punidos. Onde os governantes podem não cumprir uma Lei Federal e são protegidos por aqueles que deveriam puni-los. Um país que faz propaganda de valorização do professor mas ao mesmo tempo prefere jogar no lixo uma merenda ao vê-la sendo servida aos mesmos. O professor que muitas vezes trabalha além de sua carga horária, fazendo trabalhos extras pensando unicamente na qualidade da aprendizagem do aluno e na valorização de sua escola, e mesmo assim, não tem nem mesmo o direito de comer um cuscuz com sardinha.

O pior é que tudo isso é apenas perseguição política feita pelo (des)Governo - com apoio do Judiciário - aos professores, por estes lutarem por um direito que lhes é concedido por Lei.
 
Palmas pr'o Governo!
Pela humilhação e desvalorização da Educação.

Nenhum comentário: