quarta-feira, fevereiro 29, 2012

OPINIANDO... A FOME


Se eu não me engando, o texto a seguir foi uma redação de Vestibular que fiz há algum tempo atrás. O tema era a Fome.

Leia e reflita!



A fome é um dos problemas de maior gravidade enfrentados pelos governos e pela sociedade do Brasil e do mundo. E os pobres são a parcela dessa sociedade que mais sofrem, tanto pela fome em si, como pelo descaso por parte dos mais ricos, que olham com indiferença para um problema real e presente em todas as partes do planeta.

Os governos só começam a se preocupar e a buscar soluções quando o fato já tem acontecido, utilizando projetos emergenciais que tardam a chegar e falham nos objetivos. Um exemplo interessante disso é a situação de muitas cidades do sertão nordestino que, quando recebem ajuda do governo para combater a fome gerada pela seca, a recebem quando a população já está sofrendo com a fome causada por outra calamidade: as enchentes.

O governo deve começar a pensar, junto com organizações não-governamentais especializadas na área de assistência social, soluções e programas que visem a evitar esse problema desde a raiz.

Mais necessário do que projetos assistenciais de combate à fome, que apenas reduzem por um breve período a situação desesperadora das famílias que sofrem com esse problema, é o desenvolvimento de ações voltadas para a eliminação dos problemas sociais e naturais que dão origem à fome no mundo.

Só assim, será possível diminuir, ou até mesmo, acabar de uma vez por todas com a fome.

Nenhum comentário: