terça-feira, fevereiro 14, 2012

OPINIANDO... O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO

 
As nações desenvolvidas possuem uma taxa de analfabetismo muito baixa e um alto nível de escolaridade. Como consequência dessas taxas bastante favoráveis, cresce em grandes proporções a mão-de-obra especializada, tão essencial para o aumento da produtividade, necessário ao desenvolvimento de um país.

A educação é a mola-mestra desse processo e, por isso, precisa ser de ótima qualidade, o que não acontece nos países ditos de Terceiro Mundo. Nesses países é preciso investir muito na educação de seus jovens, desde o primário até o nível superior, nível esse que é muito difícil de ser alcançado nesses países.

Muitos jovens não conseguem cursar nem mesmo o Ensino Fundamental. Não se sabe ao certo qual processo leva ao outro: se é o desenvolvimento de uma nação que ocasiona um melhor investimento para a educação, ou se é um alto nível de educação que leva um país a se desenvolver (eu fico com a segunda opção).

Claro que num país de Primeiro Mundo a educação não só pode como é melhor financiada, mas o mesmo não se pode dizer com relação aos países subdesenvolvidos, onde existe ainda uma grande precariedade nos serviços públicos.

Entretanto, mesmo com todos os problemas que um país subdesenvolvido possui, é necessário que o Governo priorize a educação em relação a outros setores. É preciso melhorar a qualidade de ensino e diminuir o número de analfabetos para, aí sim, começar um processo de desenvolvimento pleno, onde a educação, é o fator fundamental.

Nenhum comentário: