domingo, junho 13, 2010

VIDA DE PROFESSOR...


Um dos grandes problemas da Educação hoje em dia é a indisciplina dos alunos. Na verdade, os alunos ficaram mal-acostumados com tantas medidas feitas que só beneficiam o seu desaprendizado e insentivam seu mal-comportamento dentro da escola e da sala de aula.

O aluno hoje não respeita mais nada e nem ninguém. Não liga para a autoridade do(a) diretor(a) ou para a presença do professor dentro da sala. Quando o professor entra em sala até parece que foi mais um colega que entrou, ou seja, eles não ligam, não ficam em silêncio para ouvir o que o professor tem a dizer, não se importam com o conteúdo que vai ser ministrado, continuam com as brincadeiras, os palavrões, as discussões, o barulho, os gritos.

Tudo isso é fruto de rédeas soltas que as autoridades da Educação, que não são aquelas que vivem a realidade da sala de aula diretamente, ou seja, não sabem de nada, deram aos alunos e ao seu comportamento. Eles não se importam mais em tirar notas baixas pois sabem que no fim do ano será possível fazer de tudo para que ele seja "rebolado" para a série seguinte. Ele não se importa em bagunçar a aula pois tem a certeza de que qualquer castigo que lhe for aplicado será retirado e o professor é quem pagará o pato.

É preciso antes de qualquer coisa, disciplina. O aluno disciplinado aprende mais pois presta mais atenção porque sabe que poderá ser punido com perca de conceito ou notas baixas e assim será reprovado.

A disciplina começa em pequenos detalhes, como o uso obrigatório da farda escolar e a proibição de entrar na escola portando celular (que é o mais tira a atenção do aluno hoje em dia). Também é preciso disciplina no compromisso de entrar na escola na hora devida e na entrega de trabalhos e atividades. Tocou a sirene e só depois de meia-hora o aluno chega à escola, não entra. Passou a data prazo de entrega de um trabalho, perde-se a nota. Não veio à aula no dia de uma atividade e não justificou com um atestado, perde-se a nota.

Enquanto o aluno tiver vários mecanismos que lhe tirem o foco do estudo, ele não conseguirá aprender e assimilar nenhum conteúdo na escola. O resultado serão jovens sem nenhum senso crítico e opinião sobre o mundo em que vive e nenhum conhecimento sobre os assuntos básicos e muito menos sobre os temas mais complexos.

Apenas com disciplina é que o aluno irá voltar sua mente para o estudo e, aí sim, terá mais facilidade em seu aprendizado.

Nenhum comentário: