sexta-feira, dezembro 17, 2010

IMAGENS HISTÓRICAS


O Tudo Junto e Misturado estreia hoje o quadro Imagens Históricas, onde trarei algumas imagens que fizeram parte da História da humanidade no século XX e neste século XXI.

Nossa primeira imagem faz parte da História do Brasil, mais precisamente, do meu Nordeste.

Em 28 de julho de 1938, no município de Poço Redondo, Sergipe, na fazenda Angico, Lampião foi morto por um grupamento da polícia militar alagoana chefiado pelo tenente João Bezerra, juntamente com dez de seus cangaceiros, entre os quais se encontrava sua companheira, Maria Bonita.

Foram todos decapitados e suas cabeças, levadas como comprovante de suas mortes, foram expostas nas escadarias da igreja matriz de Santana do Ipanema. De lá foram conduzidas a Maceió e depois para Salvador. Foram mantidas, até a década de 1970, como "objetos de pesquisa científica" no Instituto Médico Legal de Salvador.

6 comentários:

Anônimo disse...

esta imagem representa a famigerada repressão que paira desde tempos coloniais,a resistência de canudos,a guerra do contestado,a Inssurreição Pernambucana,a confederação do Equador,etc. são antes de tudo,contemporâneos em se tratando da luta pela justiça social e Reforma Agrária. O Cangaço foi só mais um desses movimentos de rebelião contra a injustiça social,que paira no Nordeste Brasileiro.Parabéns!!! MARYSA SILVA DOS SANTOS(PRFª História-Natal-RN)

Anônimo disse...

Esta imagem representa o sucesso de uma operação bem planejada na qual Lampião (maior bandido do NE foi neutralizado junto com seus comparsas). Esse papo furado de "tempos de repressão" é pura idiotice pois lampião matava pobre, rico, branco ou preto com objetivo saquear e desmoralizar as comunidades por onde passava.

Anônimo disse...

REALMENTE VC DISE TUDO, LAMPIÃO NÃO ESCOLHIA QUEM MATAR, ATIRAVA PARA TODOS OS LADOS, SÓ QUERIA VER CAMINHO LIVRE PARA SAQUEAR. DIZ-ME QUAL ERA O TRABALHO DELE PARA O PROGRESSO DO NORDESTE E SUSTENTO DA FAMILIA E COMPARSAS....???

Jair Junior disse...

Realmente, Lampião era um bandido que não se importava com o progresso. Importante mesmo, digno e exemplo para a posteridade eram os coronéis que a custo de trabalho semi-escravo transformaram o nordeste em uma região muito, mas muito desenvolvida. Fome zero, analfabetismo também... Ótima foto, mas preferia que esses comentários não existissem...


Lampião era só um cachorro doido.

Anônimo disse...

Realmente, Lampião vivia prestando mais serviços para os amigos coroneis da região, assaltando cidades etc.,mas existia no sertão as classes dos homens e eram:
Macaco= polícia, cabra=capanga de coronel, cangaceiro = gente do cangaço, os coroneis, majores=ricos, e os alugados= povo que trabalhava na roça. As opções na época eram essas, sem outras.
Julgar o passado?

Anônimo disse...

Lampião era realmente um bandido. Vivia de festas, de colocar posseiro para fora, assaltos e por onde ele (bando)passava ficava aquele cheiro forte de perfume. Se deu mal em Mossoro, mas não era pior do que a polícia que o perseguia. Há quem diga que onde um bando estava, o outro (policia) não encostava. E tanto um, quanto o outro fizeram miséria no sertão nordestino.