sábado, dezembro 18, 2010

MUNICÍPIO BRASILEIRO TEM O NOME DE NÃO-ME-TOQUE


Não-Me-Toque
é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Entre as várias versões que explicam a origem de Não-Me-Toque encontram-se:
  • Um arbusto de tronco curto e recorto de espinhos, popularmente conhecido como não-me-toques, de nome científico Dasyphyllum spinescens, muito abundante na região na época da colonização italo-germânica.
  • A expressão "não me toque nestas terras", ou "não me toque daqui" ditas por um fazendeiro português, referindo-se à sua grande fazenda, da qual nunca pretendia se desfazer.

Entre a variedade de culturas e a produção de boas sementes, o trigo foi considerado por muitos anos o "cereal rei" das plantações, inspirando os munícipes a optarem pela troca do nome de Não-Me-Toque para Campo Real (1971).

Depois de intensas campanhas, a população, através de um plebiscito, optou pela antiga denominação de Não-Me-Toque (1976).


A data de sua fundação (criação) é hoje, 18 de dezembro, do ano de 1954.

Quem nasce em Não-Me-Toque é não-me-toquense.

Nenhum comentário: